Doença de Dupuytren

Doença de Dupuytren

A doença de Duputren é um espessamento anormal do tecido abaixo da pele da mão (fáscia palmar).

Nela, o colágeno da mão presente na fascia palmar sofre uma alteração na sua forma, engrossa e ao mesmo tempo contrai formando um nodulo, depois uma corda, que ocasiona a flexão dos dedos para dentro em direção à palma da mão. (fig 1 e 2)

 

 

 

A doença não tem uma causa definida, tendo um componente genetico importante, sendo bastante frequente em pessoas do norte da Europa.
Indivíduos fumantes, alcoólatras, que apresentam Diabetes e que usam drogas anticonvulsivantes apresentam maior chance de desenvolver a doença.

Sintomas

Normalmente não é dolorosa. Os nódulos e cordas vão se formando lentamente ao longo de meses ou anos causando a contratura progressiva do dedo
A limitação do movimento dos dedos vai aumentando conforme a progressão da doença podendo inclusive causar incapacidade total de uso dos dedos acometidos
Ela acomente mais frequentemente 4o e 5o dedos e o polegar, porém pode acometer toda a palma da mão

Tratamento

Nas fases iniciais existe a possibilidade de injeção de uma enzima que destroi esse tecido. Porem ainda não é disponivel do Brasil.
Normalmente aguardamos o inicio de uma deformidade mais intensa para indicar o tratamento cirurgico, que consiste em retirar esse tecido sob a pele nas areas que apresentem a formação de cordas
No caso das deformidade mais graves, podem ser necessarios outros procedimentos nas articulações e pode ocorrer falta de pele para cobertura devido contratura da pele e devido aderência das cordas na pele, sendo necessario retirar a pele junto.
Em alguns casos graves o melhor tratamento pode ser até a amputação do dedo.
Por isso, quando começa a ocorrer a deformidade, o ideal é já procurar o atendimento.
Um teste simples para avaliar o melhor momento da cirurgia é o teste de Hueston.
Quando o paciente não consegue espalmar a mao numa superficie plana, está indicado o tratamento cirurgico.

Teste Hueston. Mao esquerda normal. Mao direita com deformidade inicial

Forma grave.