Diferença entre tendão, nervo e ligamento

Diferença entre tendão, nervo e ligamento

Frequentemente as pessoas confundem as estruturas do corpo ao se referir a alguma doença ou algum problema ortopedico.

De modo geral, o funcionamento do sistema locomotor ocorre pela integração dos nervos, musculos, tendoes, ossos, articulacoes e ligamentos.

Os nervos são prolongamentos dos neuronios, localizados no cerebro e na medula espinhal dentro da coluna vertebral.

Eles transmitem estimulos originados no cerebro ou medula para os musculos, que se contraem movimentando os tendòes, que, por sua vez presos aos ossos, realizam o movimento. Estes são os nervos motores (que comandam movimento).

Existem tambem os nervos sensitivos, que transmitem o estimulo sensorial (tato, temperatura, pressão, etc) no caminho inverso, levando informaçoes para que o cerebro controle corretamente os movimentos.

Os tendoes são os prolongamentos dos musculos, que os prende aos ossos. Por ter vascularizacao ruim, dependem do sangue da regiao ao redor.

Os ligamentos são estruturas que seguram os ossos uns contra os outros, formando a articulação (junta), mantendo os ossos “encaixados).

Os doenças e lesões que afetam a sensibilidade e os movimentos podem ter origem nos nervos , ossos, musculos, tendoes, ligamentos, isoladamente ou em conjunto, podendo ser necessario acompanhamento com ortopedista e neurologista simultaneamente.

Geralmente, a recuperação de uma lesão isolada de uma dessas estruturas é mais facil do que quando varias delas estão lesadas. Nesse caso chamamos de “lesão complexa” por ser necessarios reparos especificos para cada estrutura.

Nos casos em que não é possível o reparo das lesões ou ele não é realizado em tempo ideal, utilizamos alguns procedimentos como transferencia ou enxerto de nervo, transferencia ou enxerto de tendão, fusoes osseas, reconstruçoes de ligamentos com uso de tendões, entre outros.

O reparo do nervo, habitualmente apresenta resultados muito variados conforme o tipo de nervo, a localização, idade e mecanismo da lesão.
O reparo do musculo, por ser estrutura bem vascularizada, apresenta resultados satisfatorios
O reparo dos tendões apresenta resultados tambem variados conforme a localizacao e o tipo de lesão
O reparo osseo, apresenta bons resultados, exceto nos casos em que há perda ossea, infecçao ou acometimento grave de articulação.
O reparo ligamentar apresenta resultados variaveis de acordo com a articulação.

O reparo de lesoes complexas que envolvem 2 ou mais dessas estruturas é altamente desafiador, tendo melhores resultados quando realizado precocemente.