As mordidas ou mordeduras de animais (ou humanos) acontecem com certa frequência em nosso meio, muito comum com animais de estimação como cães e gatos.
A maioria delas são superficiais e não causam maiores problemas.
Porém, na mão, as estruturas (nervos ,tendões, ossos) se distanciam por milimetros da pele, estando mais suscetiveis a lesões graves.
Os dentes, embora afiados, normalmente cortam menos do que outros objetos cortantes como facas ou serras. Porém, por serem pontiagudos, podem penetrar muito profundamente, causado risco muito grande de infecção profunda, quando atingem articulações, ossos, tendões.
A boca dos animais ( e tambem do ser humano) é rica em bacterias e qualquer lesão por mordedura pode potencialmente levar a infecção.
No caso da mordedura humana, considera-se soco na boca como uma lesão semelhante a mordedura. Fig abaixo:
Lesões ocultas no trauma tipo “soco no dente”: na hora do soco com o dedo dobrado e o dente encravando e lesionando pele, tendao e articulação. Com o dedo esticado a lesão parece simples. Devido aos diferentes graus de elasticidade das estruturas, as lesões articular e tendinosa ficam “escondidas”.
É fundamental uma avaliacão minuciosa nesses casos quando envolvem as mãos.
Sinais e sintomas de alerta (lesões graves)
– Perda de sensibilidade
– Choque na ferida
– Incapacidade de dobrar ou esticar algum dedo
– Sangramento abundante
– Deformidades
Sinais mordida infectada incluem:
– Inchaço
– Vermelhidão
– Calor local
– Dor contínua
– Drenagem de secreção da ferida
– Febre
Após o diagnostico das lesões, com ou sem infecção, o tratamento deve ser prontamente iniciado com limpeza abundante das feridas, muitas vezes ampliando as mesmas para adequada limpeza e uso de antibioticos e reparo das estruturas lesadas.
Complicacões no caso de infecções:
Uma lesão sem limpeza e tratamento adequado, quando infecciona e acomete ossos e articulações pode levar a sequelas permanentes com limitação de movimentos ou até amputacões.
Mordedura canina. Fratura do dedo, lesão de nervo e artéria.
Mordedura canina. Infecção ossea (osteomielite) e infecção articular (artrite septica), com perda ossea e risco de amputação
Infecção por fungo – mordedura de gato. Perda da pele e exposição do tendão